quarta-feira, 27 de abril de 2011

Câmara Municipal homenageia UFJF com Medalha do Mérito Legislativo

A Câmara Municipal de Juiz de Fora completa 158 anos e, como parte das comemorações, haverá a entrega da Medalha do Mérito Legislativo na próxima sexta-feira, dia 29, às 19h30, no Plenário Francisco Afonso Pinheiro. A Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF) será premiada na categoria Meio Ambiente, o atual diretor da Faculdade de Odontologia, Antônio Márcio Resende, por Mérito Excepcional, e o ex-reitor Renê Gonçalves, na categoria Educação.

Marcelo Moisés, assessor de imprensa da Câmara, explica que a Universidade foi agraciada por oferecer cursos voltados para o meio ambiente, pela recente aquisição da Mata do Krambeck, onde está sendo instalado o Jardim Botânico, e, ainda, por projetos de reflorestamento realizados no campus.

Para o reitor da instituição, Henrique Duque, a medalha traz um incentivo a mais para a Universidade, demonstrando que suas ações estão no caminho certo. Ele cita a preocupação da UFJF em cumprir as normas da Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora, o apoio a iniciativas relacionadas à economia de energia e à reciclagem, e confirma que o empreendimento para criação do Jardim Botânico “foi realmente um marco para a cidade em relação à questão ambiental”

Já o diretor Antônio Márcio será homenageado, principalmente, pelos serviços gratuitos e de qualidade prestados pela Faculdade de Odontologia à população de Juiz de Fora. O ex-reitor Renê Gonçalves é lembrado por suas iniciativas em prol da educação. “As indicações são feitas pela importância dessas pessoas em ações que beneficiaram, de alguma forma, os cidadãos.”

Para o diretor Antônio Márcio, a homenagem é resultado de um trabalho no qual “planejar coletivamente e intervir adequadamente, desencadeia a excelência no ensino, na pesquisa e extensão.Colocaria meu filho para ser atendido aqui, tamanha confiança na qualidade do serviço prestado pela faculdade à comunidade”.

Já Renê Gonçalves considera muito gratificante ser contemplado com a medalha e pensa que esse mérito não se deve ao Renê “pessoa”, mas ao professor, pelas suas iniciativas no Hospital Universitário, na Faculdade de Farmácia e de quando foi reitor da Universidade. Ele diz que o mérito não é dele “mas de uma equipe que trabalhou brilhantemente em meu mandato como reitor e dos meus colegas de departamento da UFJF”.

Antônio Márcio: "Planejar coletivamente e intervir adequadamente, desencadeia a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão"

A escolha dos premiados é feita pelo Conselho de Mérito, formado pelos 19 vereadores. A medalha foi criada pela Resolução número 1204, de 12 de janeiro de 2007 e é entregue anualmente.

Perfil

Antônio Márcio Resende do Carmo nasceu em 6 de janeiro de 1962, em Cataguases (MG). É graduado em Odontologia pela UFJF, possui especialização e mestrado em Endodontia pela UFRJ e é doutor em Odontologia Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é diretor da Faculdade de Odontologia, professor adjunto do Departamento de Clínica Odontológico, da Pós-Graduação Especialização em Endodontia e do Programa de Mestrado em Clínica Odontológica nas disciplinas Metodologia Científica, Ensino, Pesquisa e Docência e Endodontia, todos na UFJF.

Renê Gonçalves de Matos nasceu em 12 de novembro de 1944, em Chiador (MG). Foi reitor da UFJF entre 1994 e 1998, professor e diretor da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da instituição entre 1990 e 1994. Atualmente, chefia o laboratório e leciona na área de Análises Clínicas, no Hospital Universitário (HU).


Nenhum comentário:

Postar um comentário